quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Vida

Eu não me apego aos dados exatos. Gosto mesmo é de contar histórias factuias e tentar trazê-las como exemplos para o dia-a-dia. Então, vamos lá!!!

A vida é um espetáculo. Acredito que li esta frase ou esse fragmento de idéia em algum lugar! E nesse espetáculo (humor ou drama ou suspense ou aventura, menos ficção)o protagonista é você. Pelo simples fato de você ser o tutor de sua vida. Simples assim. Ninguém muda ninguém. Apenas você pode mudar o que e quando quiser em si mesmo. Porque o artista principal é você. Ao seu redor são os coadjuvantes, secundários... mas eles também integram a trama, não se esqueça deste detalhe!
O espetáculo pode ter recorde de público. Para aplaudir ou vaiar. O duro mesmo é quando a platéia dorme... aí meu irmão fique preocupado porque você não provoca reação nos críticos e nem nos leigos.

Carmem Miranda teve uma linda, vitoriosa e conturbada vida profissional e pessoal. Sempre tive curiosidade em saber um pouco mais sobre a "Pequena Notável" - sim, aquela mulher cheia de bananas na cabeça cantando e dançando: "- meu coração faz ticaticabunti...". E um dia sai deste estado de ignorância e conheci sobre a trajetória de Carmem Miranda. Vi o quanto ela era muito mais que uma pessoa com roupas coloridas e exuberantes, olhos grandes e expressivos, sobrancelhas marcadas, maquiagem forte. Ela foi genuinamente uma artista como poucos são ou podem ser.
Teve a grande oportunidade profissional nos Estados Unidos. Fechou vários contratos por lá. No início estando naquele país, apresentava-se cantando em português. Os norte-americanos nada entendiam mas através do carisma de Carmem, eles a compreendiam o quão era sua alegria em se fazer aquilo que amava: cantar e dançar. Anos se passaram e Carmem retornou ao Brasil, o país cordial segundo Buarque de Hollanda. Ela queria se apresentar para nós. Apenas isso. Qaundo chegou aqui foi massacrada pela imprensa nacional. Alegavam que Carmem estava americanizada ao extremo. A "Pequena Notável" (por conta de seu quase um metro e meio de altura) foi vaiada na apresentação pelo público brasileiro. Ficou arrasada e imediatamente voltou aos Estados Unidos, onde passou a trabalhar exaustivamente. Tinha dois shows por noite, gravava filmes, comerciais. Tinha a vida tão cheia que precisava tomar calmantes para dormir porque seu corpo e psique ficavam agitados. Era lamentável essa dependência que mais tarde aumentaria.
Já com uma vida financeira estável, a família de Carmem foi morar com ela num bairro nobre nos EUA. Como muitas mulheres, Carmem sempre esteve mais preocupada com a carreira e com a família dela que se esqueceu dos romances e de ser dar a chance ou o direito de se apaixonar.
Já mais madura, casou-se com um produtor de um de seus filmes. O sujeito a fez sofrer tanto, tanto, tanto... meu Deus!!! Carmem adoeceu silenciosamente amargurada, sem brilho no olhar. Carmem e sua família eram católicos e por isso não quis se divorciar.
Numa bela noite de show onde tudo parecia ser natural (mas sem o brilho nos olhos), Carmem Miranda passou mal, saiu do palco e de cenas das nossas vidas para sempre. Naquela noite.

A vida não é fácil para mim, nem para você e nem para ninguém em absoluto. Todos abdicamos de alguma coisinha em nossas vidas. É fato. Os problemas existem. Seja de ordem amorosa, financeira, de comunicação, educação, de saúde etc etc etc... e assim vai. Mas sou favorável a ser e estar simplesmente feliz. Sem complicações, sem neuras. E ninguém tem o direito de alguém infeliz. Apenas feliz e compartilhar dos bons e maus momentos.
Seja feliz. Viaje e conheça pessoas e culturas diferentes. Ame!!! E se por um acaso você se deparar com alguém e tiver a sensação de ter borboletas no estômago... Segura Peãoooooo!!! Você possivelmente acabou de encontrar o amor de sua vida. Brinde!
Lembre-se o difícil é ser simples porque complicar todo mundo é graduado nisso.

Beijos

Um comentário: